segunda-feira, 20 de maio de 2013

A Auto-obsessão

1235288238372_f

A Auto-obsessão


O pensamento é energia  que  constroi  imagens que se consolidam  em torno de nós desenhando um "campo de representações" de nossas idéias.  A custa dos elementos absorvidos do "fluido cósmico universal", as idéias tomam formas, sustentadas pela intensidade com que pensamos no que esta idéia propõe. A matéria mental (7) constrói em torno de nós uma "atmosfera psíquica" (psicosfera) onde estão representados os nossos desejos. Neste cenário estão os personagens que nos aprisionam o pensamento  pelo amor ou pelo ódio, pela inveja ou pela cubiça, pela indiferença ou pela proteção que projetamos para os que queremos bem.

Da mesma forma, os medos, as angústias, as mágoas não resolvidas, as idéias fixas, o desejo de vingança, as opiniões cristalizadas, os objetos de sedução, o poder ou os títulos cobiçados, também se estruturam em "idéias-formas" . A partir daí seremos prisioneiros do próprio medo, dos fantasmas da nossa angústia, das imagens dos nossos adversários, da falsa ilusão dos prazeres terrenos ou do brilho ilusório das vaidades humanas.

A matéria mental produz a  "imagem" ilusória que nos escraviza. Por capricho nosso, somos "obsidiados" pelos próprios desejos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...